
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes de Trânsito (DRCT), concluiu as investigações sobre o atropelamento que resultou na morte de Clemente Barros Neto, de 86 anos, ex-secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e um dos pioneiros de Palmas. O acidente ocorreu no dia 7 de janeiro de 2026, na Avenida Palmas Brasil, na região sul da capital.
De acordo com o delegado-chefe da DRCT, Márcio Girotto Vilela, as equipes foram acionadas imediatamente após o ocorrido e iniciaram diligências para apurar as circunstâncias do atropelamento. Após um trabalho investigativo minucioso, o inquérito foi concluído nesta terça-feira (10), com o indiciamento de um homem de 22 anos, motorista de um veículo GM Celta, por homicídio culposo na direção de veículo automotor.

Segundo testemunhas, Clemente atravessava a avenida quando foi atingido pelo carro e não resistiu aos ferimentos, morrendo ainda no local. A família da vítima é proprietária de um comércio próximo à área onde ocorreu o acidente.
Ainda conforme a Polícia Civil, após o impacto, o condutor permaneceu no local, prestou socorro à vítima e foi submetido ao teste de alcoolemia, que apresentou resultado negativo para ingestão de bebida alcoólica. Em entrevista, o motorista relatou que tentou frear, mas não conseguiu evitar o atropelamento, afirmando que retornava do trabalho no momento do acidente.

Com a conclusão das investigações, o motorista foi enquadrado no artigo 302, caput, do Código de Trânsito Brasileiro. O inquérito policial foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para as providências legais cabíveis.
O delegado Márcio Girotto destacou que a apuração permitiu esclarecer todos os detalhes do caso e dar uma resposta à sociedade. “As investigações demonstraram de forma clara como ocorreram os fatos que culminaram na morte do senhor Clemente Barros. Com o encerramento do inquérito, foi possível esclarecer as causas do acidente e adotar as medidas legais necessárias”, afirmou, ressaltando o legado de serviços prestados por Clemente à comunidade palmense.
