Risco de contaminação no Ribeirão Bonito mobiliza autoridades após rompimento de barragem
Equipes em campo realizam mapeamento das áreas atingidas pelo rompimento da barragem em Ponte Alta do Bom Jesus, com foco na identificação de ribeirinhos que utilizam a água do rio – CBMTO/Governo do Tocantins

Órgãos ambientais e o Corpo de Bombeiros intensificam monitoramento no Rio Ribeirão Bonito após o rompimento parcial do vertedouro de uma barragem da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Surreal, em Ponte Alta do Bom Jesus. A água cristalina do balneário turístico ganhou tom marrom, invadindo comércios próximos e gerando preocupação com contaminação para ribeirinhos e abastecimento humano.

O Corpo de Bombeiros de Dianópolis confirmou que a represa esvaziou completamente, com redução gradual do fluxo do rio voltando ao normal. Neste sábado, 20, novo monitoramento avaliará riscos à qualidade da água, que representa ameaça à saúde de pessoas e animais, além de possível falta de água potável no município.

O prefeito José Luciano Azevedo (Republicanos) acionou secretarias e brigada municipal logo pela manhã de sexta (19), evacuando populações ribeirinhas, produtores rurais e turistas do Balneário Ribeirão Bonito para áreas altas. Sem feridos, o foco foi retirar animais e orientar desvios na TO-110, afetada pelo alagamento.

Respostas da empresa e governo

O Grupo ZX Energia, responsável pela obra em fase final, atribui o acidente ao vertedouro em implantação e enviou equipes técnicas, caminhão-pipa e água mineral aos moradores. O Governo do Tocantins apoia com Bombeiros, Naturatins e polícias, enquanto a ATS, concessionária de água, foi acionada sem retorno até agora.

Trecho impactado pelo rompimento da barragem no município de Ponte Alta do Bom Jesus – CBMTO/Governo do Tocantins

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *